domingo, 8 de janeiro de 2012

Coraline - Resumo do filme e redação de uma conclusão

O filme conta a história de Coraline, uma menina que se mudou para uma enorme casa com os seus pais. Ao tentar encontrar um poço de água, conheceu um novo amigo, o Wybie, que lhe ofereceu uma boneca muito parecida com ela.

Coraline estava sempre a tentar chamar a atenção dos pais, mas como nunca conseguia, resolveu explorar a sua nova casa. Encontrou muitas portas e janelas, e descobriu na sala uma pequena porta tapada com papel de parede. A menina resolveu pedir à mãe para lhe abrir a porta, mas descobre que por detrás dela só existem tijolos.

De noite, Coraline vai até à pequena porta e atravessa-a. Do outro lado encontra um mundo semelhante ao seu, mas onde tudo era como ela sempre desejou. Neste lado toda a gente, no lugar dos olhos, tinha botões. A certa altura, a sua «outra mãe» diz-lhe que se ela deseja ficar naquele mundo para sempre, terá de usar botões em vez de olhos. Como Coraline se recusou a usá-los, a «outra mãe» castigou-a, prendendo-a dentro de um espelho. Neste espelho, Coraline conhece 3 fantasmas. Um deles era a irmã da avó do Wybie que tinha desaparecido quando visitou o Palácio Cor-de-rosa. Estes fantasmas contaram que a «outra mãe» lhes costurou botões nos seus olhos, e que lhes tinha comido as vidas.

Finalmente, Coraline consegue voltar ao seu verdadeiro mundo, mas quando chega a casa não encontra os seus pais verdadeiros. Então resolve voltar ao outro mundo e apostar com a «outra mãe» que conseguia encontrar os seus pais e os olhos das crianças que ela tinha aprisionado. Se Coraline conseguisse, ela libertaria as crianças e os seus pais; se não conseguisse, ela poderia costurar botões nos olhos de Coraline.

Coraline consegue encontrar os 3 olhos e, com a ajuda dos 3 fantasmas, consegue libertar os pais verdadeiros daquele espelho maléfico.

A «outra mãe», mesmo sabendo que Coraline tinha ganho a aposta, não a quis deixar escapar. Mas, com a ajuda dos fantasmas e dos pais verdadeiros, Coraline consegue derrotar a «outra mãe» e volta para o mundo real.

Já em casa, trancam a pequena porta. Coraline descobre que a «outra mãe» a espiava através dos olhos da boneca oferecida pelo Wybie e resolve destruir a chave e a boneca, para que aquela bruxa má nunca mais engane ninguém.

João Francisco Mota Rodrigues


4 comentários: