domingo, 12 de fevereiro de 2012

O LINCE IBÉRICO

O grupo de BA responsável pela construção e manutenção do blog da turma achou que seria interessante adoptar uma mascote para o blog.
Foram feitas e analisadas várias propostas dos alunos da turma. Foi também pedida a opinião do DT, nosso professor de Ciências, que sugeriu que adotássemos o Lince Ibérico, por se encontrar em vias de extinção. A turma toda achou a ideia interessante.
          Começámos então por fazer pesquisa de informação em livros e enciclopédias e de imagens na internet. Construímos o esquema seguinte que nos orientou na organização da informação que recolhemos e depois foi só escrever o texto.

O lince é um animal semelhante ao gato, mas distingue-se facilmente, não só pela sua pelagem, mas também devido às pontas das orelhas decoradas por tufos de pelo. A sua pelagem malhada pode variar do cinzento ao ruivo e é muito apreciada. O seu corpo pode atingir um metro de comprimento, não incluindo a cauda que mede cerca de vinte e cinco centímetros.
Há conhecimento de várias espécies.
Em liberdade, gosta de viver nas montanhas, zonas rochosas e florestas. Este animal foi abundante em Portugal na Serra Da Estrela e da Gardunha, e em Espanha encontra-se ainda em liberdade na Sierra de Andújar.
Atualmente, em Portugal, apenas pode ser visto em cativeiro na Reserva Natural da Serra da Malcata.
            O alimento preferido do lince é o coelho-bravo, mas também se pode alimentar de veados, esquilos, ratos e aves.



A reprodução tem lugar em Janeiro e Fevereiro. Por ninhada, nascem  duas a três crias.



     A caça intensiva desta espécie, as alterações no seu habitat, as doenças e a eliminação das espécies que lhe servem de alimento fizeram com que o Lince quase desaparecesse, continuando a ser uma espécie em vias de extinção.
          Para que isso não aconteça, tanto em Espanha como em Portugal, associações protetoras de animais começaram a protegê-los e a tentar reproduzi-los em cativeiro, para depois os introduzirem no seu meio natural.
          Na nossa região, o abuso dos pesticidas e herbicidas também pode levar à extinção de algumas espécies de seres vivos.  Por isso, apelamos a todas as pessoas para que façam um uso equilibrado daqueles produtos.
João Francisco, João Paulo, Mariana Clérigo, Nuno, Pedro, Rodrigo, Rui Mesquita

 

Sem comentários:

Enviar um comentário